Sobre a Revista

POLÍTICAS EDITORIAIS

Foco e Escopo

A Vitral é uma revista que se apresenta enquanto espaço de acesso, bem como, um veículo de publicação das reflexões teológicas, realizadas pelos discentes do curso de Ciências Teológicas da Faculdade Boas Novas. Juntamente com a participação imprescindível de seus mestres e orientadores que, engajados no processo de construção do saber teológico e na iniciação científica buscam um aprofundamento teórico, reflexivo e prático.

Através do incansável exercício da investigação científica e do desejo de cooperar com as práxis geradoras de transformações sociais, os acadêmicos e egressos do curso terão a possibilidade de diálogo com as demais áreas do conhecimento e assim, refletir também o contexto no qual estão inseridos, a Amazônia. Pensar teologicamente este lócus formado por uma considerável socio diversidade e principalmente a convivência com as diferenças que integram este rico cenário, permeado de símbolos, crenças, ritos e fenômenos religiosos incipientes, empreende relevância. Uma Amazônia internacional, inquieta em transformações e participativa de uma economia de redes de negócios globais, mas que precisa considerar aspectos significativos como, sustentabilidade, diversidade cultural e étnica.

Assim, o teólogo cumpre a tarefa de exercer um papel público na sociedade, cooperando com as mudanças sociais, buscando a valoração do ser humano. A Faculdade Boas Novas não quer apenas diplomar teólogos, mas conduzi-los a publicação regular, estimulando o perfilhar de pesquisadores iniciantes.

Público-alvo

A Vitral é um periódico científico de natureza interdisciplinar e tem como público-alvo, os discentes do curso de Ciências Teológicas da Faculdade Boas Novas, em concomitância com seus docentes e orientadores, a fim de construir o saber teológico, nas premissas da iniciação científica, ou em caráter de seus trabalhos de conclusão de curso, visando assim, estimular os pesquisadores iniciantes no prelúdio da pesquisa científica.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDITORIAL

Na política de avaliação da Vitral, o/a autor/a será comunicado do recebimento de sua colaboração no prazo de até quinze dias úteis.

Os trabalhos recebidos serão apreciados inicialmente pelos/as Editores/as.

Serão avaliados o atendimento a todas as condições de submissão, a veracidade dos dados de autoria e coautoria, a existência de plágio ou autoplágio utilizando-se de ferramentas de busca especializados e a verificação de originalidade e ineditismo da publicação em até trinta dias. Para conhecer as condições de submissão acesse: Diretrizes para Autores/as.

A Vitral não solicita pagamento de taxas para submissão de seu corpo discente e nem para publicação.

O prazo para resposta definitiva ao autor/a do trabalho submetido à avaliação é de até sessenta dias úteis.

Os/As autores/as receberão a decisão de publicação ou não de seus textos e, se for o caso, a data provável de publicação. 

O/A autor/a que tiver seu trabalho aceito para publicação deverá conceder, quando solicitado, através do formulário de submissão da revista, autorização da publicação da versão final editada pela Vitral.

Se o texto for aceito para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação e de editoração para viabilizar o processo de publicação.

As propostas aprovadas com restrições pontuais serão encaminhadas novamente aos autores/as para reformulação. O encaminhamento da versão modificada deverá ser feito no prazo máximo de trinta dias após o recebimento da notificação. O/A autor/a deverá incluir uma carta ao editor, esclarecendo as modificações feitas e justificando aquelas que não julgar pertinentes. As alterações deverão estar em vermelho. Caso as modificações não atendam às solicitações feitas pelos/as editores, essa Comissão Editorial reserva-se o direito de recusá-las.

Os textos recusados poderão ser reapresentados após uma reformulação substancial, conforme indicações dos/as editores, no prazo posterior mínimo de noventa dias úteis. Nesse caso, poderão ser novamente encaminhados aos mesmos pareceristas que os avaliaram anteriormente.

A Vitral procura ter como procedimento padrão fazer a melhor edição e preparação de texto dos trabalhos já aceitos, reservando-se o direito de entrar novamente em contato com os/as autores/as para resolver dúvidas e apresentar sugestões, visando maior clareza e coerência na exposição das ideias, sempre que julgar necessário. Modificações de estrutura ou conteúdo só serão incorporadas mediante concordância dos/as autores/as.

Reserva-se a decisão final ao corpo de editores/as sobre a publicação ou não do texto submetido, levando-se em consideração o processo avaliativo.

Os prazos acima mencionados estão sujeitos à disponibilidade da consultoria ad hoc.

Periodicidade

A revista Vitral sua periodicidade e anual. Publica seus trabalhos em regime de fluxo contínuo, com período anual entre janeiro-dezembro.

Política de Acesso Livre

Essa revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando assim uma maior democratização do conhecimento de modo holístico.

FICHA CATALOGRÁFICA (Para indexação conforme primeira edição)

Elaborada pela Biblioteca da Faculdade Boas Novas.

 
 

Vitral/ Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas – Ano 01, n˚ 01

 (2˚ sem. 2017).

Manaus: Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas, 2017.

Ano 01; II.; 21 cm

Anual.

ISSN 2526-8104

 

1.Teologia – Periódicos I. Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas

CDD 230.01

 

Arte da Capa da Revista

Samuel Gahu

João Fulano

Bibliotecária

Kellen Fulano

LICENÇA CREATIVE COMMON 4.0 INTERNATIONAL (CC BY)

A Vitral adere a uma Licença Creative Commons Internacional (CC BY 4.0). Ficando desta forma expressa a permissão para compartilhamento e adaptação do material, mesmo para fins comerciais, desde que seja citada a fonte.

HISTÓRICO DA REVISTA

A Revista Vitral, do Curso de Graduação em Ciências Teológicas da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas (FBNCTSB), teve sua primeira edição publicada no ano de 2018, onde em seu primeiro até seu quarto volume a revista tinha somente o formato impresso. A partir de 2023, o seu formato se tornou eletrônico, seguindo uma prerrogativa de estimativa web espacial, cujo preceito labora pela sua característica não limitatoria de levar uma infinitude de informação aos diversos campos do saber intra e extra-acadêmico.

O seu projeto editorial, sempre como órgão oficial da FBNCTSB, amplia e qualifica o conhecimento acadêmico-científico que se move em torno de publicação das reflexões teológicas, realizadas pelos discentes do curso de Ciências Teológicas, que com a participação de seus mestres e orientadores, estando engajados no processo de construção do saber teológico e na iniciação científica buscam um aprofundamento teórico, reflexivo e prático.

Seu projeto foi reformulado e o seu editorial foi aperfeiçoado, buscando, sempre, a publicação e a difusão do saber no campo Teológico e áreas afins. Sua equipe editorial é composta de Editor-Chefe, Comissão Editorial, e Equipe Técnica. O Conselho Editorial foi ampliado, ao longo dos anos, contando, atualmente com docentes de que laboram pelo preceito da transdisciplinaridade. A Vitral segue o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para contato direto com autores. Assim, todo o processo permanece registrado no sistema.

CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS

A Vitral considera que é fundamental a atenção a princípios éticos no processo editorial. No checklist são verificados a originalidade e ineditismo do texto, a existência de plágio e autoplágio bem como a veracidade dos dados informados e assumidos na submissão.

Dentre os valores éticos, resguardam-se a verdade, coerência e honestidade, a autonomia e a liberdade acadêmicas de autores/as e avaliadores/as. Postula-se o direito e o dever da existência de debate acadêmico sobre avaliações, observações e críticas aos textos.

Todas as pessoas envolvidas no processo editorial devem primar por estrito rigor acadêmico, bem por valores da gentileza, cordialidade e do respeito mútuo.

Responsabilidades dos/as Autores/as

Informar os dados corretos de identificação, filiação institucional.

Não falsificar e construir dados, manipular citações, informações ou dados, prezando pelo registro correto dessas informações e fontes;

Não praticar plágio nem autoplágio bem como não manipular citações com objetivo de promover fator de impacto;

Assumir postura ética e responsável quanto ao conteúdo apresentado;

Assegurar ineditismo e originalidade do trabalho;

Identificar corretamente os dados de autores/as e coautores/as.

Manter-se à disposição para corrigir o trabalho segundo orientações dos consultores/as, quando necessário.

Responsabilidades dos Editores

Assegurar o conteúdo editorial e a qualidade da edição do periódico;

Assegurar o acesso aberto e gratuito da publicação do conhecimento científico difundido através do periódico;

Identificar e informar possíveis conflitos de interesses que possam vir a afetar as decisões editoriais, sejam esses de natureza acadêmica, financeira, pessoal ou política;

Tratar autores/as, com cordialidade e respeito, prezando em todo o processo pela postura dialógica e academicamente consistente, assegurando uma comunicação clara e objetiva com a comunidade científica;

Realizar o checklist dos arquivos submetidos assegurando sua adequação ao foco, escopo e objetivos do periódico;

Zelar pelo cumprimento dos princípios éticos e científicos relacionados ao periódico.

POLÍTICA DE PLÁGIO

Quando houver a devida comprovação de publicação com significativa duplicação ou redundância, pelo Editor que avaliou o artigo, o/a autor/a será solicitado/a, a dar esclarecimentos. Caso houver culpa e/ou o erro não intencionado, devido à falta de clareza das Instruções aos Autores/as, ou inexperiência do/a mesmo/a, o artigo será recusado com a devida explicação da postura da revista e do comportamento esperado no futuro. Se não houver resposta por parte do/a autor/a, o/a Editor/a entrará em contato novamente com o/a autor/a, informando seus superiores e/ou a pessoa responsável, da solução tomada pela equipe editorial. Em caso de menor importância de similaridade, o/a autor/a será solicitado/a, a referenciar as obras originais ou eliminar a similaridade para que se possa dar prosseguimento da avaliação.

ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE BOAS NOVAS

Mantenedor

Instituto Bíblico da Assembleia de Deus no Amazonas - IBADAM

Presidência

Pr. Jonatas Câmara

Direção Executiva

Pr. Edivaldo Lopes de Lima

Direção Geral

Profª. Dra. Maria José Costa Lima

Direção Acadêmica

Profª. Me. Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz

Procudoria Institucional

Me. Giselle Maria Farias Pinto