CIPRIANO CARTAGO E SUA ECLESIOLOGIA NO CRISTIANISMO HISTÓRICO

  • Maria Nagila de Oliveira Cláudio Nascimento
  • Daniel Barros de Lima
Palavras-chave: Eclesiologia; Cristianismo; Cipriano; Administração.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever a contribuição de Cipriano de Cartago para a eclesiologia do cristianismo histórico, no cenário de perseguição do terceiro século. Em análise, propomos descrever as formas de como Cipriano reestruturou a igreja, e o cargo de bispo. Sua preocupação com os pobres e enfermos durante a grande epidemia. E a importância de seu legado para a igreja contemporânea. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido através de material já elaborado, como livros e artigos científicos. Trazendo uma contribuição de reflexão a respeito de um pai da igreja tão importante para a história da eclesiologia do cristianismo.

Biografia do Autor

Maria Nagila de Oliveira Cláudio Nascimento

Possui graduação em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (2015) e Especialização em Ensino Religioso pela Faculdade Boas Novas (2016).

Daniel Barros de Lima

Mestre em História Social (2016). Possui licenciatura Plena em História (2011) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) e bacharelado em Ciências Teológicas (2008). Doutorando em Teologia (DINTER) pelo PPG-EST São Leopoldo/RS (2016). Docente da Faculdade Boas Novas.

Publicado
2018-07-25