ENSINO E A CIÊNCIA DAS RELIGIÕES A PARTIR DA/NA ESCOLA?

UMA ABORDAGEM TEÓRICA FACE AO ENSINO RELIGIOSO NO AMAZONAS.

  • Francisco Sales Bastos Palheta
  • Raimunda Mota dos Santos

Resumo

O presente artigo pretende levantar a discussão sobre o que pode constituir um argumento capaz de justificar uma Área de conhecimento para o Ensino Superior, a saber, a Ciências da Religião, conferir rigor de ciência a seu discurso, e paralelamente justificar a presença de Área do Conhecimento e Componente Curricular da Educação Básica, inserida nos currículos escolares: O Ensino Religioso. Para fundamentar melhor nossa argumentação desenvolvemos o referido artigo dialogando com autores como: Trevor Livin, Emmanuel Levinas, Gianni Vattimo entre outros. Apresentando as contribuições que cada qual no sentido de fundamentar teoricamente a Ciência das Religiões e sustentar a importância do Ensino Religioso como o lugar/tempo adequado para a construção de conhecimentos sobre a diversidade religiosa que possibilite a convivência respeitosa e pacífica entre os diferentes.
Publicado
2020-11-27