UMA ABORDAGEM ECOTEOLÓGICA DE GÊNESIS 1.27 E 2.15:

ANÁLISE ACERCA DA INTERAÇÃO ENTRE O SER HUMANO E A CRIAÇÃO

  • Reyth da Cunha Ribeiro
  • Sulianne Idalior Paião Ferreira
Palavras-chave: Ecologia; Gênesis; Meio ambiente; Teologia.

Resumo

O presente trabalho vem estabelecer um diálogo entre a teologia e a ecologia a partir da análise das passagens bíblicas de Gênesis 1.27 e 2.7 e a inserção do teólogo/da teóloga no contexto desta realidade. Este encontro faz emergir como resultado a ecoteologia, onde a teologia se encontra com a natureza e a ecologia, de onde vem construir um pensamento não de partes isoladas na cultura atual, mas se preocupa com a interação entre as partes, as quais podem interferir na ética cristã. Ela aborda a inter-relação entre os valores a conservação do meio ambiente, como a sustentabilidade, e o poder da dominação humana, com seu consumismo. Resumindo o papel da ecoteologia é criar uma consciência ambiental e levar a uma reflexão religiosa, relacionar o homem/a mulher e a terra, objetos da criação de um ser sobrenatural, ou melhor, a ecoteologia aborda a vida. Assim, o trabalho vem levantar a importância da ecoteologia na vida cotidiana cristã, sendo o ser humano um ser racional e gerador de impactos para si próprio e todo o ecossistema. Portanto o artigo reflete sobre o papel do teólogo/ da teóloga como propagador/propagadora da educação ambiental, sendo considerado como um importante gerador de influências. Os textos bíblicos abordados vêm refletir o pensamento do ser humano como administrador/a do planeta Terra, cuja função se torna equilibrar o desenvolvimento da humanidade com a preocupação e proteção acerca do meio ambiente, garantindo a salubridade do planeta para as futuras gerações.

Biografia do Autor

Reyth da Cunha Ribeiro

Doutorando e Mestre em Teologia pela EST-RS; Bacharel em Ciências Teológicas (FBN); Pesquisador da temática de Religião no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Religião, Cultura e Imaginário - OIKOUMENE - UFAM; Pesquisador da temática Arqueologia e Religião - EST. Professor da Faculdade Boas Novas no curso de Ciências Teológicas, Administração, Pedagogia e Pós-Graduação Lato Sensu; Capelão Escolar e Professor de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia da Rede Particular de Ensino (6º ao 9º Ano e Ensino Médio). E-mail: reyth_ribeiro@hotmail.com

Sulianne Idalior Paião Ferreira

Bacharel em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (FBN); Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente cursa Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais na área de Silvicultura em nutrição mineral de plantas (UFAM). Email: sulianneidalior@gmail.com. 

Publicado
2018-09-17