OS CINCO ARTIGOS DE FÉ DO ARMINIANISMO DISCUTIDOS NO SÍNODO DE DORT (1618-1619):

UM BREVE ESTUDO HISTÓRICO TEOLÓGICO

  • Daniel Barros de Lima
  • Sergio Becker da Silveira
Palavras-chave: Arminianismo, Livre-arbítrio, Predestinação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do Sínodo de Dort, assembléia realizada em 1618-19 em Dordrecht na Holanda. Este Sínodo foi convocado pelo Estado para tratar da Remonstrância, documento publicado pelos discípulos de Jacobus Arminius, que começaram a questionar as doutrinas da igreja reformada, e queriam uma revisão da Confissão Belga e do Catecismo de Heidelberg, catecismo oficial da igreja. Este documento continha cinco artigos que tratavam sobre a predestinação, expiação de Cristo, o livre-arbítrio, a graça de Deus e a perseverança dos santos. Os cinco artigos foram discutidos e uma comissão preparou o texto dos Cânones ou regras de doutrinas em que rejeitava a doutrina arminiana e expunha também em cinco artigos a fé reformada. Tendo então os Cânones de Dort como parecer final das reuniões deste Sínodo, este trabalho propõe analisar se a decisão do Sínodo está de acordo com o ensino das Escrituras. Através de uma análise histórico teológica, os temas desses artigos serão analisados por diversos autores, incluindo alguns autores clássicos da igreja antiga, pois estes temas têm sido discutidos durante toda a história da teologia até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Daniel Barros de Lima

Mestrando em História Social do PPGH-UFAM. Possui Bacharelado em Ciências Teológicas pela FBN (2008). Licenciatura Plena em História (2011), e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) pela Universidade Nílton Lins.

Sergio Becker da Silveira

Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal. Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre RS, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Sul americana de Londrina, PR, Licenciado em Ciências da administração pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal, Master in Management pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal. Especialização em Gestão Empresarial pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal. Curso de extensão em Grego Bíblico e Psicologia Pastoral pela Universidade Metodista de São Paulo, Total Quality Management, pela Universidade Luterana do Brasil.

Publicado
2018-07-30
Seção
Artigos