APROXIMAÇÕES COSMOGÔNICAS:

UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS NARRATIVAS DA CRIAÇÃO NAS TRADIÇÕES JUDAICO-CRISTÃ E TUKANO

  • Reyth da Cunha Ribeiro
  • Belmiro Medeiros da Costa Júnior
Palavras-chave: Cosmogonia; Judaico-cristão; Mito; Tukano.

Resumo

Este trabalho se propõe fazer aproximações de duas narrativas míticas sobre a origem e a ordem do universo. Trata-se do relato Judaico-Cristão, uma cosmovisão de origem hebraica presente no texto bíblico, e a outra, uma expressão cultural do povo Tukano do Alto Rio Negro (AM). Tais relatos míticos têm muito a dizer sobre esses povos, e mesmo diante do distanciamento que existe entre as duas cosmovisões, existem pontos comuns que este artigo pretende elucidar. Enquanto um provém de um texto sagrado entendido como revelado para o povo Judaico-Cristão, registrado no livro de Gênesis, uma produção cultural do oriente médio, o outro relato provém da tradição oral, o qual vem sendo registrado por estudiosos que esclarecem que a narrativa mítica Tukana explica como o mundo se tornou seguro para o aparecimento dos verdadeiros seres humanos. Por fim, mesmo sendo histórias que revelam um largo distanciamento cultural e principalmente temporal, ainda assim, se encontram para um diálogo sobre seus pontos comuns.

Biografia do Autor

Reyth da Cunha Ribeiro

Mestre em Teologia pela Faculdades EST (Escola Superior de Teologia); Especialista em Magistério do Ensino Superior pela Faculdade Boas Novas e Bacharel em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (FBN); Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Graduando em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor na Faculdade Boas Novas.

Belmiro Medeiros da Costa Júnior

Mestre em Teologia pela Faculdades EST (Escola Superior de Teologia); Especialista em Magistério do Ensino Superior; Bacharel em Ciências Teológicas e graduando em pedagogia pela Faculdade Boas Novas (FBN); Professor na Faculdade Boas.

Publicado
2018-07-30
Seção
Artigos