A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E SUA RELAÇÃO COM O CONSUMISMO:
UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO BRASILEIRO
Resumo
Assim como em outras partes do mundo a chamada “Teologia da Prosperidade” tem encontrado no Brasil um terreno fértil para sua rápida expansão, principalmente através das igrejas chamadas de neopentecostais. O discurso apregoado por essa teologia é basicamente o mesmo: “Se você é filho de Deus você tem que prosperar financeiramente” e isso tem atraído milhares de pessoas ávidas por fazerem parte de um grupo seleto de escolhidos para desfrutarem o melhor de Deus nesta terra, ou seja, poder desfrutar a benesses da sociedade de consumo. Para que isso se configure investe-se de maneira pesada no marketing, nas campanhas publicitárias desde as mais elaboradas que mostram pessoas bem sucedidas que fazem parte de tal igreja até aos pífios panfletos de igrejas menores que promovem suas campanhas de prosperidade. Não são poucas as igrejas no Brasil que aderiram a esse modelo e muitos são as lideranças e pregadores que despontam no cenário nacional, a maioria baseado no modelo norte-americano. Pretende-se demonstrar nesse trabalho que a Teologia da Prosperidade por trás de seu contorno espiritual tem como objetivo legitimar o sistema proposto pela atual sociedade de consumo.