PANORAMA HISTÓRICO DO DOGMA TRINITÁRIO DO CONCÍLIO DE NICÉIA ATÉ O DE CONSTANTINOPLA

  • Reginaldo Bello Pereira
  • Daniel Barros de Lima
Palavras-chave: Arianismo, Costantino, dogma, homoousios.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama histórico cujo objetivo é o de fazer uma análise sobre a formulação do dogma Trinitário abordando do concílio de Niceia até o de Constantinopla. A metodologia empregada neste estudo foi a histórica bibliográfica, utilizando livros de autores renomados tais como GONZÁLEZ, Justo L., KELLY, J. N. D, PELIKAN, Jaroslov., WALKER, Wiliston., OLSON, Roger. O resultado de toda essa análise histórica é o de que o concílio de Nicéa foi realizado a partir de uma ordem de Constantino afim de propor um fim às conturbações teológicas acerca da divindade de Cristo promovidas pelo arianismo. E, anos depois é realizado o concílio de Constantinopla cuja finalidade foi a de ressaltar a divindade do Filho, acrescentar a sua humanidade e acrescentando também a divindade do Espírito Santo. A importância de se estudar os dogmas e as doutrinas do cristianismo é valorável por conceder o poder de não transformar o cristianismo numa religião mitológica servindo apenas como uma solução terapêutica. O importante não é só conhecer as doutrinas, mas também pensamentos divergentes à doutrina Trinitária. Pois a formulação do dogma Trinitário só foi possível a partir dos pensamentos arianistas.

Biografia do Autor

Reginaldo Bello Pereira

Possui graduação em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (2014) e Especialização em Ensino Religioso pela Faculdade Boas Novas (2015).

Daniel Barros de Lima

Mestre em História Social (2016). Possui licenciatura Plena em História (2011) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) e bacharelado em Ciências Teológicas (2008). Doutorando em Teologia (DINTER) pelo PPG-EST São Leopoldo/RS (2016). Docente da Faculdade Boas Novas.

Publicado
2018-07-26