FÉ E CRISTIANISMO:

NA PERSPECTIVA DE JUSTINO, O MÁRTIR

  • Maria Edinora Garcia Santana
  • Daniel Barros de Lima
Palavras-chave: Justino; Logos; Verdade; Contemporaneidade.

Resumo

O presente artigo propõe-se a apresentar a relevância de Justino, o Mártir, para o cristianismo primitivo e contemporâneo num contexto religioso do século II. Em análise histórica das desigualdades religiosas a respeito da verdade. Destacando a posição de Justino contra o gnosticismo ressaltando a verdade do Logos, as controvérsias entre fé cristã e o Judaísmo no Diálogo com Trifão e o seu pensamento para a igreja contemporânea. A pesquisa foi desenvolvida com material já elaborado como livros e artigos científicos. A proposta é analisar como Justino influenciou todo um século através de sua fé e sua contribuição apologética deste Mártir para a contemporaneidade.

Biografia do Autor

Maria Edinora Garcia Santana

Possui graduação em Administração pela Faculdade Metropolitana de Manaus (2007), graduação em Ciências Teológicas pela Faculdade Boas Novas (2015), especialização em Gestão de empresas e negócios pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2009) e especialização em Ensino Religioso pela Faculdade Boas Novas(2016).

Daniel Barros de Lima

Mestre em História Social (2016). Possui licenciatura Plena em História (2011) e Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) e bacharelado em Ciências Teológicas (2008). Doutorando em Teologia (DINTER) pelo PPG-EST São Leopoldo/RS (2016). Docente da Faculdade Boas Novas.

Publicado
2018-07-26