ANÚNCIO E DENÚNCIA:

O GRITO DE UM POVO POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA

  • Sergio Becker da Silveira
Palavras-chave: Educação, democratização, libertação, renovação.

Resumo

O presente artigo trata da educação pretendida por Lutero em sua proposta de reformas no âmbito da Igreja e na própria sociedade alemã, no século XVI em consonância com as propostas de educação no século XXI. A proposta deste trabalho é realizar um paralelo sobre as ideias de Lutero sobre educação e a realidade vivida e experimentada nos dias de hoje. Um diálogo entre as propostas do reformador por uma educação inclusiva, democrática e libertadora. A primeira etapa deste método é conceitual onde se aprende os conceitos, distinções e comparações e, a outra etapa, consiste em explorar a capacidade de interpretação, crítica e criação. Em outras palavras, trata de uma relação entre Martinho Lutero e a história da educação hodierna e suas propostas para uma educação inclusiva, democrática e libertadora. Este paralelismo de ideias gerou na pesquisa a criticidade e debate frente ao contexto vivenciado nos dias de hoje em busca de uma educação inclusiva que respondesse ao clamor do povo.

Biografia do Autor

Sergio Becker da Silveira

Mestre em ciências empresariais, Master in management, licenciado em Ciências da Administração pela Universidade Fernando Pessoa. Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre e Bacharel em Teologia pela faculdade Sul Americana. Capelão e professor de Ensino Superior.

Publicado
2018-07-26