ANÚNCIO E DENÚNCIA:
O GRITO DE UM POVO POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEMOCRÁTICA E LIBERTADORA
Resumo
O presente artigo trata da educação pretendida por Lutero em sua proposta de reformas no âmbito da Igreja e na própria sociedade alemã, no século XVI em consonância com as propostas de educação no século XXI. A proposta deste trabalho é realizar um paralelo sobre as ideias de Lutero sobre educação e a realidade vivida e experimentada nos dias de hoje. Um diálogo entre as propostas do reformador por uma educação inclusiva, democrática e libertadora. A primeira etapa deste método é conceitual onde se aprende os conceitos, distinções e comparações e, a outra etapa, consiste em explorar a capacidade de interpretação, crítica e criação. Em outras palavras, trata de uma relação entre Martinho Lutero e a história da educação hodierna e suas propostas para uma educação inclusiva, democrática e libertadora. Este paralelismo de ideias gerou na pesquisa a criticidade e debate frente ao contexto vivenciado nos dias de hoje em busca de uma educação inclusiva que respondesse ao clamor do povo.