TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:

CARACTERÍSTICAS E INFLUÊNCIAS NA SOCIEDADE E NA IGREJA

  • Sergio Becker da Silveira
  • Alex de Melo Corrêa
Palavras-chave: Teologia da Missão Integral; Igreja; Sociedade.

Resumo

O presente artigo visa abordar as principais características da Teologia da Missão Integral (TMI), bem como se busca evidenciar quais as influências que a mesma pode exercer sobre a igreja, e também sobre a sociedade. Para tanto, foi feito uma pesquisa em literaturas e artigos que abordam esta temática, o que permitiu descortinar e compreender com mais detalhes os aspectos vitais da TMI para o contexto hodierno no Brasil; cabendo destacar que houve uma inquietação ao escrever o artigo em expor dados mais concretos das ações práticas deste, que tem sido chamado por alguns de um “repensar do modo de fazer missões”. Ao final, conclui-se por meio de dados retirados de aplicações práticas, que a Teologia da Missão Integral tem valor inestimável para a população, seja igreja ou sociedade. O artigo ficou dividido de forma que foram apresentados os conceitos amplos de missão cristã, sendo expostas as bases da Teologia da Missão Integral, tais como a Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL) e o Pacto de Laussane; em seguida foram estudadas as particularidades da Teologia da Missão Integral e seus principais teólogos. O anseio dos oprimidos ganhou destaque no artigo, e por fim foram expressos os elementos mais práticos do uso da TMI na sociedade e na igreja, o que permitiu conclusões mais concretas e fundamentadas.

Biografia do Autor

Sergio Becker da Silveira

Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal. Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre RS, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Sul americana de Londrina, PR, Licenciado em Ciências da administração pela Universidade Fernando Pessoa de Porto, Portugal. Curso de extensão em Grego Bíblico e Psicologia Pastoral pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor de Ensino Religioso e Filosofia no Ensino Fundamental e Médio; Professor da Faculdade Boas Novas nos cursos de Ciências Teológicas e Administração e Pós-Graduação Lato Sensu.

Alex de Melo Corrêa

Discente do Curso de Graduação em Ciências Teológicas e Pós-graduando em Ensino Religioso e em Ciências da Religião da Faculdade Boas Novas (FBN)

Publicado
2018-09-17