EDUCAÇÃO E A PERSPECTIVA DO ENCONTRO–DIÁLOGO

  • Edeney Barroso Salvador
Palavras-chave: Educação; Encontro-Diálogo; Transcendência. Natureza

Resumo

Reflete acerca da educação na perspectiva do encontro-diálogo. Tem como objetivo apresentar as dimensões da educação, delimitada nos aspectos do encontro-diálogo consigo mesmo, com o outro, com o transcendente e com a natureza, a fim de somar positivamente no debate acerca dos desafios das práxis educativas, tendo em conta as diversidades. O texto nasce de uma inquietação pessoal, ao constatar, no cotidiano do fazer/viver educativo e nos seus resultados na vida comum de cidadãos e cidadãs, educadores/as e educandos/as, que a habilidade do encontro-diálogo é pouco desenvolvida, e, portanto, carregada de conflitos a serem superados. O texto-discurso foi construído com base nas leituras e hermenêutica de textos que discutem a educação focada na humanização e libertação da pessoa humana, atento aos aspectos antropo-teo-ecológico-culturais. Finalmente, aponta-se para horizontes que possam contribuir no devir de um ensino-aprendizagem consciente das identidades da pessoa humana: dialógica-transcendental-ecológica.

Biografia do Autor

Edeney Barroso Salvador

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST (DINTER – Manaus/AM).

Publicado
2018-08-31